Estes pássaros (curiós) estarão dispostos alguns em cima da vaca, outros fixados ao redor (se não houver nenhum contratempo) e talvez alguns no chão, dependendo do local onde a obra ficará exposta.
Estes curiós são de cerâmica e serão esmaltados a 980º. A colocação dos mesmos será com cola de alta fixação (mas é claro que, como é de cerâmica e ficará em local aberto ao público poderão ser quebrados). Mas o grupo decidiu por um revezamento, passando diariamente ao local onde a obra ficará exposta, fazendo uma verificação e havendo avarias teremos a mais para repor, (estaremos “paparicando” nossa obra como os donos dos curiós, rsrsrs).
Tbém temos a cultura do curió que vive em cativeiro por não poder estar livre na natureza devido a predadores (sejam humanos ou animais) e de poluentes. Eles são muito sensíveis. Um estudo apontou que um curió na natureza não ultrapassa os 05 anos de vida, ou seja, eles morrem logo após as penas escurecerem e em cativeiro, é normal os curiós chegarem aos 30 ou 35 anos, pois são muito paparicados pelos seus proprietários. (Fonte: Curiós – os amigos dos manezinhos).
No projeto temos uma gaiola ao lado da vaquinha caracterizando esta cultura do criadouro de curiós, mas preferimos deixá-la com a portinha aberta para caracterizar a liberdade e o amor das pessoas com este pássaro e a vaca rodeada de frases manezes representa os “manezinos na ilha”, a cultura açoriana.
A história do grupo surgiu em visita ao 3º Salão Nacional de Cerâmica de Curitiba e tbém no Congresso Internacional de Cerâmica na USP em São Paulo. Somos fascinadas pela arte do fogo, a cerâmica é a paixão de todas as integrantes. Como estavamos sempre juntas nestes eventos e faculdade resolvemos nos unir. Estamos juntas como grupo aproximadamente 02 anos, mas todas de conhecem a mais de 05 anos. Participamos de várias exposições individuais, coletivas e juntas participamos de uma obra pública. Semanalmente nos reunimos para trocas de idéias e confecção de peças/obras. A ceramista Ilca Barcellos tbém faz parte do nosso grupo, mas não esta participando deste projeto, esta a mil com a produção para sua exposição no Museu Cruz e Souza final do ano. Seu blog: ilcabarcellos.blogspot.com.
Vanda Kair (Assistente Social – PMF e estudante último ano de Artes Plásticas-Bacharelado- UDESC).
Rosangela Rosa (Licenciatura em Artes Plásticas – FURB e último ano de Artes Plásticas-Bacharelado-UDESC).
Samya Gac Leite (Pedagoga e aluna ouvinte-UDESC- Artes Plásticas-Bacharelado).
Maria Goretti Casas (Licenciatura em Artes Plásticas-UDESC. Foi professora em Prática de Ensino em Artes na FURB-Blumenau).
Hermengarda Gurgel (Assistente Social e último ano Licenciatura Artes Plásticas-UDESC).
Myllene Albuquerque (Pedagoga e Professora de cerâmica -modelagem e esmaltação-Escola de Oleiros de São José).